Coordenador : Daniela Juliano Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391368.2206.212692.11042023
Departamento/Setor: SDV
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público contemplado pelo projeto é prioritariamente a comunidade residente no Morro do Preventório, localizado em Niterói no Estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: As ações ocorrerão de maneira presencial, com visitas previamente definidas ao Banco do Preventório, localizado no Morro do Preventório, Charitas, Niterói/RJ.
Objetivo
Trabalhar capacitações específicas que aumentem consideravelmente os serviços técnicos oferecidos pelo Banco Comunitário do Preventório. Objetivos Específicos: i) Oferecer capacitação técnica dentro das possibilidades e atuações do projeto (atividades remotas) formação de apoio às atividades técnicas do Banco do Preventório na área do Direito, para a formalização e estabelecimento de padrões e Contratos de Empréstimos na área do microcrédito; ii) Trabalhar formação na área da Economia Solidária - conceitos de autogestão, cooperativismo, trabalho em equipe, liderança participativa, aprendizado contínuo, bem–viver, comunicação não-violenta, Organizações da Sociedade Civil (OSCs); iii) Acompanhar o ambiente regulatório que envolva formas de democratização das finanças e promova a inovação, tais como, novas formas de pagamento; iv) Acompanhar alterações legislativas que digam respeito ao Microcrédito e à Economia Solidária; v) Esclarecimentos a respeito da legislação que trata da Proteção de Dados e como afeta os serviços prestados pelo Banco Preventório. vi) Esclarecimentos a respeito dos serviços prestados pelo Banco Preventório e eventual responsabilização à luz do Código de Defesa do Consumidor.
Resumo
Esta proposta de trabalho tem como objetivo arregimentar ações para o combate a pobreza e geração de renda na comunidade do Preventório em Niterói, Rio de Janeiro. Com a pandemia da COVID-19, fazem-se urgentes ações que instrumentalizem de maneira eficiente o combate à pobreza crescente, sendo indispensáveis iniciativas que conectem a Universidade com organizações que tem por missão o apoio aos vulneráveis, em especial, daqueles que não tem acesso facilitado ao crédito. O Banco Comunitário do Preventório representa, neste sentido, organização que pode servir de apoio a outros empreendimentos locais na região de Niterói, junto aos coletivos da Economia Solidária. Referido Acordo de Cooperação Técnica pretende, portanto, oferecer acompanhamento técnico e prático possa contribuir significativamente com a comunidade que se encontra na área de atuação do Banco Preventório